quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Mensagem do nosso coordenador



É Natal! Eis que nasceu a nossa salvação. O amor de Deus se encarnou e se mostrou luz aos homens Por meio de um menino. O menino Deus vem conduzir seus irmãos ao caminho da fraternidade e do amor, de modo que os abismos que separam os homens sejam aterrados. O clima que nos envolve nesta noite é quase mágico. Uma magia que deve se converter em compromisso. Se quisermos, cada dia do Ano Novo será Natal.
Eis que se permitimos, o Filho de Deus se aconchegará na Manjedoura do nosso coração e, por sua graça, seremos sensíveis a dor e ao sofrimento de nossos irmãos. O Menino Deus, Jesus é o seu nome, nos fará solidários de atitudes concretas; não seremos semelhantes aos conterrâneos de Maria e José, que não souberam acolher quem necessitava de ajuda.


É “Noite feliz e os sinos tocam em sinal de alegria, e seria tão bom se eles tocassem por muito tempo...” sempre!


Levemos juntos a alegria da Boa Notícia do Nascimento de Jesus. 
Que Ele seja luz a guiar e iluminar nossos passos.


Desejo a todos um Feliz, e Santo Natal.

                                                                                            Pe.  Aldevan
                                                                 Coodenador da Dimensão Bíblico-Catequética

Dom Jaime é nomeado Arcebispo de Natal

Foi anunciada, na manhã desta quarta-feira (21), a transferência de dom Jaime Vieira Rocha para a Arquidiocese de Natal – RN. O anúncio oficial da nomeação, feito por Sua Santidade o Papa Bento XVI, foi publicado pelo jornal “L’Osservatore Romano” e divulgado pela CNBB. A posse de Dom Jaime como arcebispo de Natal será no dia 26 de fevereiro do próximo ano.

Na arquidiocese de Natal, Dom Jaime substitui o Arcebispo Dom Matias, que foi bispo de Campina Grande de 2000 a 2003. Dom Matias pediu renúncia em abril deste ano, quando completou 75 anos - idade em que os (arce)bispos devem pedir renúncia de seus cargos ao Papa. O Arcebispo de Natal fez o anúncio nesta manhã através da Rádio Rural em cadeia com a Rádio Caturité de Campina Grande AM 1050.


Desde o anúncio da renúncia de Dom Matias, a Arquidiocese vive a expectativa da nomeação do seu novo Arcebispo. Porém esta é uma decisão exclusiva do Papa e que não tem tempo determinado para acontecer. Essa decisão também acontece em segredo Pontifício, cabendo apenas ao Núncio Apostólico do Brasil, dom Lorenzo Baldisseri, fazer o papel de conselheiro do Papa para tal decisão. Os bispos envolvidos nas alterações episcopais, quando sabem da decisão, também guardam segredo absoluto até a publicação oficial.

DOM JAIME:
Dom Jaime Vieira Rocha é natural da cidade de Tangará (RN) e nasceu em 30 de abril de 1947. Ele ingressou aos 14 anos no Seminário São Pedro, em Natal e foi ordenado Sacerdote em 1975. Seu Ministério Episcopal teve início em 1994, quando foi nomeado Bispo de Caicó (RN). Recebeu a Ordenação Episcopal em 6 de janeiro de 1996 em Roma, com o então Papa João Paulo II. Passou 9 anos à frente daquela diocese norte-riograndense, até ser transferido para Campina Grande em 23 de abril de 2005.

Como 6º bispo de Campina Grande, Dom Jaime Vieira Rocha ordenou 34 novos padres e ordenará o 35º no próximo dia 27 de janeiro de 2012. O bispo criou também 16 novas paróquias. As últimas criadas foram as paróquias de São Severino Bispo, em Nova Floresta e São Miguel Arcanjo, em Barra de São Miguel. Atualmente, a Diocese conta com 49 paróquias e duas Áreas Pastorais.


Fonte: www.diocesedecampinagrande.org.br

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Comissão para a Animação Bíblico-Catequética do RN2 realizará formação de catequistas para a Iniciação à Vida Cristã.


Colégio Santa Rita - Areia-PB
Estamos vivendo um novo tempo em nossa Igreja, queremos assumir neste momento nossa missão evangelizadora, conforme as urgências oferecidas para todo o Brasil nas Diretrizes da Ação Evangelizadora no Brasil e em sintonia com a caminhada que estamos vivenciando no nosso Regional Nordeste 2.

Em janeiro vamos realizar mais uma vez nosso encontro de formação para catequistas, que acontecerá no Colégio Santa Rita, situado na rua Vigário Odilon, 152 – Centro Areia – PB, contamos com a representação de (03) três catequistas por diocese/arquidiocese, será muito importante esta participação, pois iremos refletir sobre A FORMAÇÃO DE CATEQUISTAS PARA A INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ.

A formação em nosso trabalho é indispensável, todos os documentos da Igreja e os específicos sobre a catequese nos impulsionam para a formação permanente, queremos viver esta formação contemplando a Igreja: Casa da Iniciação à Vida Crista e ainda Igreja: Lugar da Animação Bíblica da Vida e da Pastoral.

Contamos com sua divulgação!

Pe. Elison Silva dos Santos
Coordenador da Comissão Regional Pastoral para
Animação Bíblico-Catequética


O tempo do Advento

O Advento é um dos tempos do Ano Litúrgico e pertence ao ciclo do Natal. A liturgia do Advento caracteriza-se como período de preparação, como pode-se deduzir da própria palavra advento que origina-se do verbo latino advenire, que quer dizerchegar. Advento é tempo de espera d’Aquele que há de vir. Pelo Advento nos preparamos para celebrar o Senhor que veio, que vem e que virá; sua liturgia conduz a celebrar as duas vindas de Cristo: Natal e Parusia. Na primeira, celebra-se a manifestação de Deus experimentada há mais de dois mil anos com o nascimento de Jesus, e na segunda, a sua desejada manifestação no final dos tempos, quando Cristo vier em sua glória.

O tempo do Advento formou-se progressivamente a partir do século IV e já era celebrado na Gália e na Espanha. Em Roma, onde surgiu a festa do Natal, passou a ser celebrado somente a partir do século VI, quando a Igreja Romana vislumbrou na festa do Natal o início do mistério pascal e era natural que se preparasse para ela como se preparava para a Páscoa. Nesse período, o tempo do Advento consistia em seis semanas que antecediam a grande festa do Natal. Foi somente com São Gregório Magno (590-604) que esse tempo foi reduzido para quatro domingos, tal como hoje celebramos.

Um dos muitos símbolos do Natal é a coroa do Advento que, por meio de seu formato circular e de suas cores, silenciosamente expressa a esperança e convida à alegre vigilância. A coroa teve sua origem no século XIX, na Alemanha, nas regiões evangélicas, situadas ao norte do país. Nós, católicos, adotamos o costume da coroa do Advento no início do século XX. Na confecção da coroa eram usados ramos de pinheiro e cipreste, únicas árvores cujos ramos não perdem suas folhas no outono e estão sempre verdes, mesmo no inverno. Os ramos verdes são sinais da vida que teimosamente resiste; são sinais da esperança. Em algumas comunidades, os fiéis envolvem a coroa com uma fita vermelha que lembra o amor de Deus que nos envolve e nos foi manifestado pelo nascimento de Jesus. Até a figura geométrica da coroa, o círculo, tem um bonito simbolismo. Sendo uma figura sem começo e fim, representa a perfeição, a harmonia, a eternidade. 

Na coroa, também são colocadas quatro velas referentes a cada domingo que antecede o Natal. A luz vai aumentando à medida em que se aproxima o Natal, festa da luz que é Cristo, quando a luz da salvação brilha para toda humanidade. Quanto às cores das quatro velas, quase em todas as partes do mundo é usada a cor vermelha. No Brasil, até pouco tempo atrás, costumava-se usar velas nas cores roxa ou lilás, e uma vela cor de rosa referente ao terceiro domingo do Advento, quando celebra-se o Domingo de Gaudete (Domingo da Alegria), cuja cor litúrgica é rosa. Porém, atualmente, tem-se propagado o costume de velas coloridas, cada uma de uma cor, visto que nosso país é marcado pelas culturas indígena e afro, onde o colorido lembra festa, dança e alegria.


Pe. Agnaldo Rogério dos Santos 
Reitor dos Seminários Filosófico e Teológico
da Diocese de Piracicaba


Fonte(texto): www.catequisar.com