quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Para quem você tira o chapéu?


Bem, inspirada no quadro do Programa Raul Gil criei essa dinâmica que pode servir como avaliação diagnóstica da turma de catequese ou como um momento de descontração do grupo de catequizandos ou até mesmo de catequistas. Você vai precisar de :

*Alguns chapéus (ou use o mesmo chapéu e vá colando as dicas à medida que os participantes forem usando)
*Sugestões e dicas para colar no chapéu, como nos exemplos que darei a seguir.

Divida a turma em dois grupos, ou em quantos você quiser. A brincadeira pode ser feita também sem que haja a divisão e todos podem se ajudar.

Um catequizando por vez vem tirar o chapéu, lê só pra si o que contém nele e diz se tira ou não o chapéu e o porquê, mas não diz o que está escrito no chapéu. Dentro do chapéu pode haver nomes de personagens bíblicos, documentos da Igreja ou situações da caminhada do povo de Deus.

Exemplos:
- Noé
- Maria Madalena
-Concílio Vaticano II
- Aborto
- Campanha da Fraternidade 2011
- Jeremias
- O anúncio do Anjo Gabriel à Maria
- A conversão de São Paulo


O catequizando que tirou o chapéu vai falando porquê tira ou porquê não tira, explicando, falando de características daquilo que tirou e a turma depois vai tentar advinhar de quem ele está falando.
O catequista pode fazer intervenções, quando o que estiver dentro do chapéu for revelado, perguntando a outros se eles tirariam esse chapéu.
E a brincadeira segue com outro catequizando.
 
Extraído do blog Catequese Caminhando

Nenhum comentário:

Postar um comentário