segunda-feira, 29 de agosto de 2011
A palavra do nosso coordenador regional...
ESTIMADO (A) CATEQUISTA,
A Igreja recorda hoje o seu dia, com o coração cheio de alegria, agradeço ao Senhor por todos vocês que realizam um serviço de amor a Jesus e a sua Igreja através da catequese.
Ser catequista é um dom de Deus, confiado a nós pela Igreja, somos testemunhas qualificadas do anúncio de Jesus, caminho, verdade e vida, pelo seu exemplo catequista muitos irmãos estão trilhando a vida cristã, motivo de alegria, e certeza do dever cumprido.
A tarefa da catequese é confiada a toda comunidade, porém nunca poderemos dispensar a figura do catequista, é ele integrado na comunidade, conhece bem sua história e suas aspirações, é aquele que sabe animar, totalmente dedicado ao serviço da Palavra, tornando-se porta-voz da experiência cristã de toda a comunidade.
O catequista deve ser antes de tudo um amigo de Jesus, capaz de despertar em seus catequizandos um amor generoso a este Amigo, gerando comunhão de pensamento, de vontade, atitude de amor ao Senhor.
Obrigado Senhor, pelos que foram meus catequistas, pelos catequistas de minha paróquia, os de nossa Arquidiocese de Maceió, pelos inúmeros servidores da Palavra na catequese em nosso Regional Nordeste 2, obrigado catequista por ensinar os filhos/as da Igreja a viver intimidade com Jesus, estes imitando seu exemplo buscar a vida Nele, profundamente enraizados Nele.
Que a Virgem Maria “Catecismo Vivo”, Serva da Palavra, seja modelo de vosso labor e auxílio na missão bela e desafiadora de ser catequista. Que o Senhor recompense seus esforços e torne fecundo vosso trabalho.
Obrigado e parabéns a todos os catequistas!
Pe. Elison Silva dos Santos, da Igreja de Maceió
Coordenador da Comissão Regional para Animação
Bíblico-catequética Nordeste 2
quinta-feira, 25 de agosto de 2011
III SEMINÁRIO DIOCESANO DE CATEQUESE
Nos dias 2, 3 e 4 de setembro acontece o III Seminário Diocesano de Catequese, como já foi informado anteriormente.
Pedimos que as Paróquias confirmem o número de participantes para que as providências com a organização (alimentação, material...) sejam tomadas.
Lembrando que o Seminário é para os catequistas de 1ª Eucaristia, Batismo, Crisma e Pastoral da Liturgia.
PARTICIPE!!!
quarta-feira, 24 de agosto de 2011
Querido e querida Catequista!
É a primeira vez que estou me comunicando com você catequista desde que assumi a presidência da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico Catequética. E faço-o até comovido, sabendo o que significa cada catequista na nossa Igreja no Brasil. O que seria da nossa Igreja espalhada por todos os recantos do imenso território brasileiro sem os/as catequistas? Somos indispensáveis na educação da fé apostando no sentido pleno da vida.
Aliás, falando da fé, as atuais Diretrizes Gerais da Igreja no Brasil – DGAE 2011/2015, afirmam no número 37: “A fé é dom de Deus! ‘Não se começa a ser cristão por uma decisão ética ou uma grande idéia, mas pelo encontro com um acontecimento, com uma Pessoa, que dá novo horizonte à vida e , com isso, uma orientação decisiva’ (Bento XVI, Deus caritas est, n.º1). Por sua vez, este encontro é mediado pela ação da Igreja, ação que se concretiza em cada tempo e lugar, de acordo com o jeito de ser de cada povo, de cada cultura. A descoberta o amor de Deus manifestado em Jesus Cristo, dom salvífico pata toda a humanidade, não acontece sem a mediação dos outros (cfe. Rm 10,14)”.
Ainda tendo presente as DGAE, temos duas Urgências na Ação Evangelizadora, que dizem respeito diretamente ao nosso agir bíblico-catequético: temos o grande desafio de tornar sempre mais a nossa Igreja “casa da iniciação à vida cristã” e um “lugar de animação bíblica da vida e da pastoral”. Portanto, trabalho existe e a graça de deus não falha!
PARABÉNS queridos/as catequistas pelo Dia do/a catequista dentro do Mês Vocacional que estamos vivendo. A Igreja no Brasil reconhece com muito carinho essa vocação tão fundamental e apóia o “sim” dado diuturnamente a essa vocação por cada um e cada uma.
Um abraço fraterno, com a benção do nosso Deus Trindade e a proteção de Maria, a educadora da fé por excelência,
Dom Jacinto Bergmann,
Arcebispo de Pelotas e
Presidente da Comissão Episcopal Pastoral
para a Animação Bíblico-Catequética
sexta-feira, 19 de agosto de 2011
Renovação nas Coordenações Diocesanas
Na ultima reunião com os coordenadores paroquiais do Zonal Cidade, dia 12/08, entre outros assuntos, foi anunciada a saída dos coordenadores: Giselma Alves, Mª José Porto, Mª da Glória e Ricardo Soares,da Coordenação Diocesana de Catequese ( Sacramento da Eucaristia ). Estes, desempenharão suas funções até o III SEMINÁRIO DIOCESANO DE CATEQUESE, quando serão apresentados os novos coordenadores. Em 13/09, no Convento Ipuarana, Lagoa Seca, acontecerá um encontro para apresentação das NOVAS COORDENAÇÕES DIOCESANAS, de todos os segmentos diocesanos (serviços, movimentos, pastorais, associações), com Coordenação de Pastoral, padres e o Bispo D. Jaime Vieira Rocha.
À todos, obrigado!..Deus os cubra de bençãos!!!
À todos, obrigado!..Deus os cubra de bençãos!!!
quinta-feira, 18 de agosto de 2011
O Catequista e a Animação Bíblica da Pastoral
Nos últimos anos, temos acompanhado a grande preocupação de nossa Igreja e o apelo de nossos bispos para um reaprender e familiarizar-se com o novo vocábulo que é o da “Animação Bíblica da Pastoral”. Obviamente, este termo pode ser novo na nossa linguagem, porém, muito presente na caminhada do povo da Bíblia bem antes da Tradição escrita. Todavia, não encontramos na Bíblia a expressão Animação Bíblica da Pastoral, mas encontramos uma dimensão bíblica que permeia todo agir ético e comportamental do povo de Deus. Um exemplo típico desta transmissão pode ser encontrado no Sl 78 (79) que diz: O que nós ouvimos, o que aprendemos, o que nossos pais nos contaram, não ocultaremos a seus filhos; mas vamos contar à geração seguinte as glórias do Senhor, o seu poder e os prodígios que operou” Os primeiros educadores da fé e ou agentes de pastoral, tinham em mente que o processo educativo da fé se dava pela de transmissão da Palavra de Deus.
No centro da espiritualidade de Israel está a Palavra pela qual Deus se fez conhecer a si mesmo e que ajuda a interpretar os novos acontecimentos da história. Logo, toda ação evangelizadora, tanto no Antigo como no Novo Testamento, era perpassada pela dimensão Bíblico-Catequética.
quinta-feira, 11 de agosto de 2011
III SEMINÁRIO DIOCESANO DE CATEQUESE
Queridos/as catequistas, com alegria nos preparamos para esse grande momento.
TEMA: CATECUMENATO – Uma experiência de fé!
DATA: 02, 03 e 04 de setembro. (Início às 18h do dia 02 e término às 13h do dia 04)
ASSESSORIA: Ir. Juliana Galeno Veras;
Miracy Borges;
Pe. Francisco Evaristo Barbosa Filho.
LOCAL: Centro Diocesano de Formação / TAMBOR
PARTICIPANTES:
Serão oferecidas quatro vagas para cada Paróquia /Área Pastoral. Pedimos que os participantes sejam Catequistas do Batismo, Crisma, 1ª Eucaristia e Pastoral da Liturgia e, se possível tenham acesso ao texto nº97 da coleção Estudos da CNBB – Iniciação à Vida Cristã ( Um processo de Inspiração Catecumenal) e o R.I.C.A. – Ritual de Iniciação Cristã de Adultos.
Confirmação, dúvidas e sugestões entrem em contato com:
Padre Aldevan: 8861-7156 - ( aldevanjgp@hotmail.com )
Giselma: 8811-6754 – ( giselma.am@hotmail.com )
sexta-feira, 5 de agosto de 2011
Novos sacerdotes!
No dia 04 de agosto, dia de São João M. Vianney, o Bispo Diocesano Dom Jaime Vieira Rocha ordenou 6 novos padres para a Diocese de Campina Grande. Serão ordenados os diáconos: Adeildo da S. Ferreira (Massaranduba), Antoniel B. dos Santos (Esperança), Bruno C. de Medeiros (C. Grande), Isaias R. dos Santo(C. Grande), José Aldevan G. Pereira (Aroeiras) e Naelson dos S. Moura (Monteiro). A ordenação aconteceu na Igreja Matriz do Santuário do Sagrado Coração de Jesus, no bairro do Catolé, às 17h. Toda celebração foi transmitida ao vivo pela Rádio Caturité (AM 1050) e com imagens através de link disponível no portal da Diocese, tudo sob a responsabilidade da Pascom Diocesana. As pessoas que não participaram da celebração, puderam acompanhar tudo através da internet.
A data tem seu significado aprofundado, pois sendo o dia do padre e do patrono de todos os padres, passa a ser também um marco, já que nos últimos anos este dia é sempre marcado por ordenações e momentos significativos para a Diocese.
Os sacerdotes foram ordenados diáconos no dia 6 de janeiro deste ano, ocasião em que foram celebrados os 15 anos de Ordenação Episcopal de Dom Jaime. A Diocese ainda conta com os diáconos Gleidimar e Hebert, que serão ordenados presbíteros logo em breve.
Confira onde e quando serão celebradas as primeiras missas dos neo-sacerdotes:
Pe. Adeildo da Silva Ferreira: Igreja de Santa Terezinha – Massaranduba. Dia 7 de agosto às 19h30
Pe. Antoniel Batista dos Santos: Igreja de N. Sra. do Bom Conselho – Esperança. Dia 6 de agosto às 19h30
Pe. Bruno Costa de Medeiros: Igreja da Sagrada Família – Campina Grande. Dia 9 de agosto às 19h30
Pe. Isaías Rodrigues dos Santos: Igreja Catedral de N. Sra. Da Conceição – Campina Grande. Dia 7 de agosto às 10h
Pe. José Aldevan Guedes Pereira: Igreja de N. Sra. Do Rosário – Aroeiras. Dia 5 de agosto às 19h30
Pe. Naelson dos Santos Moura: Igreja de Nossa Senhora das Dores – Monteiro. Dia 11 de agosto às 19h30
Pascom Diocesana
Assinar:
Postagens (Atom)