domingo, 21 de novembro de 2010

XXX Assembléia Diocesana de Pastoral.

   
       Iniciamos os trabalhos na quinta, dia 11, e concluímos neste sábado dia 13. A Assembléia Diocesana de Pastoral contou com a participação de cerca de 250 pessoas, entre padres, religiosas, seminaristas, diáconos, catequistas e representantes dos Zonais e das dimensões.
       O aprofundamento foi motivado pelo Pe. Lúcio Zorzi, autor de livros que tratam do Catecumento e Iniciação à Vida Cristã e que veio também partilhar sua experiência de atividades desenvolvidas na sua
Paróquia São João Evangelista, Arquidiocesece do Rio de Janeiro.

       Durante sua explanação ele destacou que: “a missão e a iniciação cristã são facetas da mesma moeda”. Destacou também que os padres e os catequistas devem usar a criatividade e o senso pastoral na implantação desta nova experiência.
       Ao ser perguntado sobre quais os primeiros passos a serem dados na implantação do catecumenato, afirmou que “o primeiro passo é estudar. Se agente não tem firmeza nas coisas, melhor não dar este passo, portanto, o padre se não tem ainda o RICA (Rito de Iniciação Cristã de Adultos) tem adquiri-lo e estudar (...) e ter firmeza e espírito missionário. Tudo é bem feito com espírito de paixão...”. Ele também destacou a importância da articulação diocesana e da elaboração de diretrizes para dar firmeza e unidade ao projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário