sexta-feira, 8 de julho de 2011

Retiro do Clero Diocesano



Desde a última segunda – feira, dia 04 de julho, está acontecendo o Retiro do Clero Diocesano de Campina Grande, no Seminário Arquidiocesano da Paraíba em João Pessoa (PB), e se estenderá até a próxima sexta-feira dia 08.
Em sua palavra de abertura, nosso Bispo Diocesano, Dom Jaime Vieira Rocha acolheu todos os presentes e, de modo especial, o pregador Dom Cláudio da Silva Correia (OSB). Este monge beneditino é um sacerdote de rica experiência com a espiritualidade da oração, e reside na comunidade monástica do Mosteiro de São Bento de São Paulo.
O retiro teve como pauta introdutória um texto intitulado "Deus que se revela", em que o pensamento do autor voltava-se para preparar os participantes à ESCUTA da PALAVRA, a penetrarem no clima de silêncio. Nesta terça pela manhã, o pregador refletiu profundamente sobre o significado da palavra "Espiritualidade", mostrando que seria como que deixar-se conduzir pelo Espírito de Jesus Ressuscitado. Ainda fez um paralelo exemplificativo sobre a Carta de São Paulo aos Romanos capítulo 8, que contrapõe uma reflexão sobre a vida segundo a "carne" e a vida segundo o "Espírito". A carne vista como sendo o sinal do pecado, e o Espírito como símbolo da Vida Nova, do homem novo.
Os padres continuarão em oração e silêncio reflexivo até a próxima sexta (8) e cumprindo a agenda diária seguinte:

7h30 - Café da manhã
8h30 - Oração de laudes
9h - 1ª Pregação
10h - Reflexão Individual
12h - Almoço
14h30 - Oração
14h45 - 2ª Pregação
15h45 - Reflexão Individual
17h - Santa Missa
18h - Jantar
Horários da noite às 19h30 :
Terça: Oração do Terço Mariano
Quarta: Celebração Penitencial e Confissão Individual.
Quinta: Adoração ao Santíssimo Sacramento

Por Pe. Márcio Henrique Mendes Fernandes
Vigário Geral da Diocese
Pároco da Catedral

Nenhum comentário:

Postar um comentário