sexta-feira, 22 de julho de 2011

Campanha de solidariedade aos atingidos pelas chuvas

A Diocese de Campina Grande promove de 23 a 31 de julho, a Campanha de solidariedade aos atingidos pelas chuvas. A campanha tem como lema: “Se a chuva destrói a solidariedade constrói.” Ela será lançada oficialmente neste sábado dia 23 de julho, às 16h00, na celebração Eucarística presidida pelo Bispo Diocesano Dom Jaime Vieira Rocha, esta celebração também marca a passagem da imagem de Nossa Senhora da Neves (Padroeira da Paraíba), por Campina Grande.
A campanha tem como meta arrecadar alimentos não perecíveis, roupas, calçados e materiais de construção.



Os postos de arrecadação são:
  • Secretarias paroquiais e, 
  • Cúria Diocesana (Rua Afonso Campos, 251), por trás da Catedral. 
As doações serão entregues as vitimas das enchentes.

Doações em dinheiro poderão ser feitas no Banco do Brasil C/C - 11951-2; Agência - 1634-9, em nome da Mitra diocesana de Campina Grande. Mais Informações: 3321 4199.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Ei, amigo... Hoje é nosso dia!


O MELHOR CONSELHO DE UM PAI 

Um jovem recém casado estava sentado num sofá num dia quente e úmido, bebericando chá gelado durante uma visita à casa do seu pai. 

Enquanto conversavam sobre a vida,  o casamento, as responsabilidades, as obrigações e deveres da pessoa adulta, o pai remexia pensativamente os
cubos de gelo no seu copo, quando lançou um olhar claro e sóbrio para
seu filho, e disse:     
Nunca se esqueça de seus amigos! - aconselhou 
Serão mais importantes na medida em que você envelhecer. 
Independentemente do quanto você ame sua família, os filhos que porventura venham a ter, você sempre precisará de amigos. Lembre-se de, ocasionalmente, ir a lugares com eles; divirta-se na companhia deles; telefone de vez em quando....

Que estranho conselho - pensou o jovem. Acabo de ingressar no mundo dos casados. Sou adulto. Com certeza minha esposa e minha família serão tudo o que necessito para dar sentido à minha vida! 
Contudo, ele seguiu o conselho de seu pai. Manteve contato com seus amigos e sempre procurava fazer novas amizades. 

À medida em que os anos se passavam, ele foi compreendendo que seu pai sabia do que falava. 
À medida em que o tempo e a natureza realizavam suas mudanças e mistérios sobre o homem, os amigos sempre foram baluartes em sua vida. 
Passados mais de 50 anos, eis o que o jovem aprendeu:
   O Tempo passa.
   A vida acontece.
   A distância separa...
   As crianças crescem.
   Os empregos vão e vêem.
   O amor se transforma em afeto.
   As pessoas não fazem o que deveriam fazer.
   O coração para sem avisar.
   Os pais morrem.
   Os colegas esquecem os favores.
   As carreiras terminam. 
   Mas os verdadeiros amigos estão lá, não importa quanto tempo nem
quantos quilômetros tenham afastado vocês.

Um AMIGO nunca está mais distante do que o alcance de uma necessidade, torcendo por você, intervindo em seu favor e esperando você de braços abertos, abençoando sua vida!

Quando iniciamos esta aventura chamada VIDA, não sabemos das incríveis alegrias e tristezas que experimentaremos à frente, nem temos boa noção do quanto precisamos uns dos outros...
Mas, ao chegarmos ao fim da vida, já sabemos muito bem o quanto cada um foi importante para nós!

 

Fonte: Internet

terça-feira, 19 de julho de 2011

Dom Dimas apresenta ao público do MUTICOM o Documento de Estudos 101 da CNBB

Hoje, 18, no painel da manhã, do 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), que acontece na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), o arcebispo de Campo Grande (MS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, dom Dimas Lara Barbosa, apresentou ao público, em sua palestra, o Documento de Estudo 101 da CNBB - “A comunicação na vida e na missão da Igreja no Brasil”.


“Eu quero propor aqui que os Regionais da CNBB, as dioceses e a Pastoral da Comunicação (Pascom) façam um debate sobre o Documento 101 da CNBB, para que possamos aperfeiçoar sempre mais o texto”, disse dom Dimas apresentando o documento, capítulo por capítulo.

Dom Dimas destacou também a atuação popular para a aprovação do Projeto Ficha Limpa. “A reação popular sobre a questão do Ficha Limpa foi extraordinária. Na semana de votação do projeto, mais de 1 milhão e 800 mil twittes foram enviados, pela sociedade civil, para os parlamentares, no Congresso Nacional. Nenhum deputado teve a coragem de votar contra. Isso mostra a força que temos nas mãos e da qual não usufruímos”, disse.

Ele defendeu o trabalho em rede. "Não pode haver desagregação dentro da Igreja e seus organismos. Mais de 70% das assinaturas coletadas para o Projeto Ficha Limpa veio de comunidades católicas. Por que, em determinadas circunstâncias, nós unimos e em outras não?”, questionou dom Dimas.

O arcebispo falou também sobre a dificuldade de criação de um plano de comunicação geral para a Igreja no Brasil. “É muito importante que a Igreja Católica marque presença nos espaços públicos que lhe são dados”, disse o presidente da Comissão para Comunicação da CNBB.

O arcebispo de Campo Grande também explicou alguns projetos que a Igreja está desenvolvendo sobre o prejeto da Rede de Informação da Igreja no Brasil (RIIBRA). “Além do RIIBRA, temos um plano de integração de comunicação da Amazônia e o ‘Nós Somos a Igreja Católica’, que mostra a ação da Igreja nas áreas sociais”, enfatizou dom Dimas.

Reações

Ao final das palestras, foi aberta a palavra ao público. Muitas considerações foram feitas e questionamentos levantados. Um dos mais fortes foi sobre as respostas que a Igreja deve dar à imprensa quando matérias mancham sua imagem.

O arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, explicou a atuação na Igreja nos meios de comunicação de massa, lembrando que é preciso "expandir mais os nossos horizontes e mostrar mais o lado social de nossa Igreja”, disse.

Já o secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Steiner, pontuou que o valor da Igreja é o de servir, "principalmente aos pobres".

“Devemos viabilizar a nossa missão, o ser Igreja, o cuidado com os pobres, com a justiça, com a ética, com essa nova sociedade, como afirma Santo Agostinho", disse o secretário. "Todas as iniciativas de expandirmos o conhecimento da Palavra [de Deus] são bem-vindas. Não devemos cair na tentação de virarmos Igreja de poder, mas uma Igreja servidora, samaritana, e que sabe cuidar das pessoas, dos doentes, dos fragilizados, como Igreja serva de Deus”, concluiu.
Fonte: CNBB.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Diocese realizará Assembléia das Coordenações Diocesanas

No próximo dia 17, no Centro Diocesano do Tambor, acontece a Assembléia das Coor­denações. Para este encontro, estão sendo convocados todos os membros das coor­denações diocesanas de pastorais, serviços e movimentos. A Assembléia terá início às 8h e se estende até às 16h. Cada pessoa deve contribuir com uma taxa de R$ 15,00 para as despesas com material e alimentação.
O objetivo da Assembléia das Coordenações Diocesanas é fazer um balanço dos encaminhamen­tos das pistas da última Assembléia Pastoral eu aconteceu em 2008 e também refletir sobre o Ministério da Coordenação.
O encontro será assessorado pela Coordenação Diocesana de Pastoral
Todas as informações necessárias estão na carta entregue a todas as coordenações diocesanas e que estão disponíveis nos links abaixo, assim como o material de preparação. É de fundamental importância, para o bom andamento das atividades, que os membros convocados para esta Assembléia leiam todo o material fornecido.
Qualquer dúvida, entrar em contato com o Secretariado Pastoral através do telefone (83) 3321 4199 ou através do email diocese@gmail.comEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .
Material:
Carta de Preparação para a Assembleia
Carta de Convocação para as Coordenações Diocesanas
Material para auxiliar na avaliação da Pastoral, Movimento ou Serviço
Texto para reflexão: O Ministério da Coordenação
Texto para reflexão: Perfil do Evangelizador Hoje
Fonte: Pascom Diocesana

sábado, 9 de julho de 2011

Comissão Regional Nordeste II de Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética

No ultimo dia do ENCONTRO DE CATEQUESE, foi eleita e aclamada pelos presentes a nova Comissão Regional. Esta equipe trabalhará com o Pe. Elison Silva (articulador) e D. Mariano Manzana - Bispo responsável pela dimensão no regional.


 Da esquerda p/a direita:
  • Joseilton - Alagoas;
  • Andrey - Rio Grande do Norte;
  • Cliane - Alagoas;
  • D. Mariano - Bispo responsável;
  • Ir. Lídia - Pernambuco;
  • Diácono Aldevan - Paraíba;
  • Pe. Elison - Coordenador;
  • Pe. Ailton - Pernambuco;
  • Diácono Edmar - Rio Grande do Norte.

Foi ainda sugerido o nome do Pe. Zé Carlos - Paraíba, que será consultado e, posteriormente confirmado.

Rendamos graças ao nosso boníssimo Deus que nos permitiu dar mais esses passos para o crescimento da Catequese em nosso regional. Parabéns aos novos coordenadores e bom trabalho... Deus os cubra de bençãos!!!

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Retiro do Clero Diocesano



Desde a última segunda – feira, dia 04 de julho, está acontecendo o Retiro do Clero Diocesano de Campina Grande, no Seminário Arquidiocesano da Paraíba em João Pessoa (PB), e se estenderá até a próxima sexta-feira dia 08.
Em sua palavra de abertura, nosso Bispo Diocesano, Dom Jaime Vieira Rocha acolheu todos os presentes e, de modo especial, o pregador Dom Cláudio da Silva Correia (OSB). Este monge beneditino é um sacerdote de rica experiência com a espiritualidade da oração, e reside na comunidade monástica do Mosteiro de São Bento de São Paulo.
O retiro teve como pauta introdutória um texto intitulado "Deus que se revela", em que o pensamento do autor voltava-se para preparar os participantes à ESCUTA da PALAVRA, a penetrarem no clima de silêncio. Nesta terça pela manhã, o pregador refletiu profundamente sobre o significado da palavra "Espiritualidade", mostrando que seria como que deixar-se conduzir pelo Espírito de Jesus Ressuscitado. Ainda fez um paralelo exemplificativo sobre a Carta de São Paulo aos Romanos capítulo 8, que contrapõe uma reflexão sobre a vida segundo a "carne" e a vida segundo o "Espírito". A carne vista como sendo o sinal do pecado, e o Espírito como símbolo da Vida Nova, do homem novo.
Os padres continuarão em oração e silêncio reflexivo até a próxima sexta (8) e cumprindo a agenda diária seguinte:

7h30 - Café da manhã
8h30 - Oração de laudes
9h - 1ª Pregação
10h - Reflexão Individual
12h - Almoço
14h30 - Oração
14h45 - 2ª Pregação
15h45 - Reflexão Individual
17h - Santa Missa
18h - Jantar
Horários da noite às 19h30 :
Terça: Oração do Terço Mariano
Quarta: Celebração Penitencial e Confissão Individual.
Quinta: Adoração ao Santíssimo Sacramento

Por Pe. Márcio Henrique Mendes Fernandes
Vigário Geral da Diocese
Pároco da Catedral

segunda-feira, 4 de julho de 2011

NE II de Catequese: Pe Baronto apresenta a Iniciação Cristã como um processo para trasmitir a fé


O segundo dia começou com uma oração na capela do seminário São José, conduzida pelo Diácono Edmar Conrado, da diocese de Natal, onde todos participaram desse momento orante. Em seguida, já no auditório, Dom Mariano, fez uma retrospectiva dos temas dos encontros passados, situando e mostrando a relação desses temas com o tema RICA - ESPAÇO PRIVILEGIADO PARA A CATEQUESE, que será vivenciado ao longo de três dias.

Após esse primeiro momento Pe. Baronto começou sua assessoria falando sobre “Iniciação Cristã de Adulto – um olhar para uma nova prática”. Todos receberam um texto, elaborado por ele com o título “Cenários Pastorais e Iniciação Cristã, que foi trabalhado durante todo o dia.

Segundo Pe. Baronto os cristãos não são iniciados na fé cristã, por isso surge a necessidade de resgatar o RICA. Para isso é preciso saber que cenários pastorais estão se propondo para catecúmenos, eventos ou itinerários de crescimento na fé, pois faz-se necessário passar dos cursos para os percursos. Nas paróquias participam pessoas em níveis diferentes de iniciação, o desafio é efetivar um processo educativo que envolva a pessoa toda do crente, para se atingir a maturidade da fé, para isso é preciso desenvolver o crescimento humano, encontro com Cristo, a inserção na comunidade eclesial e o empenho pelo Reino.

A noite houve a celebração eucarística e finalizando a programação do dia foi apresentado por Joseilton Luz o blog da Catequese CNBB http://catequeseebiblia.blogspot.com/ e o do Regional Nordeste II http://catequeseregionalnordeste2.blogspot.com/, mostrando a importância dos meios tecnológicos nos trabalhos da catequese incentivando as dioceses a construírem seus blogs fazendo uma grande rede de blog direcionando as paróquias ao da diocese as dioceses ao do regional e os regionais ao da CNBB.