quarta-feira, 6 de abril de 2011

CARTA AOS SENHORES BISPOS DO BRASIL


Reunidos, cerca de 150 participantes, no 5º Seminário nacional de Catequese junto à Pessoa com Deficiência, representantes dos Regionais Norte 1, Norte 2, Nordeste 1, Nordeste 3, Nordeste 5, Leste 1, Sul 1, sul 2, Sul 3, Sul 4, Noroeste, Centro Oeste, de pastorais e Movimentos: Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência (FCD), Movimento Fé e Luz, Pastoral dos Surdos, sacerdotes, religiosas, catequistas leigos, sob a coordenação da Comissão Executiva de Catequese e da presença de Dom Eugênio Rixen, na Casa de Retiros Santa Fé, São Paulo, no período de 25 a 27 de março de 2011.

Sinais e vozes, olhares e atitudes, silêncio e diálogo foram os instrumentos de linguagens utilizadas durante o evento eclesial, cujo tema: “A Igreja e a Pessoa com deficiência” e o lema: “Levanta-te a anda”, retomando, desta forma o grande tema da Campanha da Fraternidade de 2006.

Sem medir esforços e superando barreiras e distâncias, uma parcela da Igreja Católica se fez presente para avaliar os planos de ação de evangelização de catequese junto àqueles que necessitam de uma metodologia e de um cuidado especial. A caminhada é longa, os desafios também, e sabemos que tudo isto é inerente ao processo da Igreja, presente no mundo.

O processo de conversão/transformação e testemunho vivo, do anúncio do Kerigma é tarefa do Povo de Deus, sacerdotes e leigos, bispos e religiosas, catequistas e pessoas com alguma deficiência. Todos são chamados, de maneira diferente, com dons e talentos diversos, formamos um só Corpo Místico (1Cor 12, 4-31)
Sem exclusão, medo do novo, preconceito ou falta de informação ou de conhecimento não devem ainda, tomar conta de muitos que deixam as pessoas com deficiência, sentados à Porta do Templo (At 3, 1-10).

A Igreja é peregrina e necessita da graça para transformar o mundo e as pessoas, em todas as suas dimensões humanas. As pessoas com deficiência presentes neste 5º Seminário (cegos, surdos, cadeirantes, paralisados cerebrais, pessoas com deficiência intelectual, ouvintes, andantes, videntes) afirmam e acreditam na necessidade de romper ainda muitas barreiras, de conquistar espaços e oportunidade dentro das comunidades eclesiais.

O Mandamento de Jesus: “Ide a todos e pregai o Evangelho, e façam meus seguidores” (Mt 28, 19), implica repensar estruturas físicas, atitudes e valores em nossas comunidades paroquiais e em nossas Igrejas Particulares.
O acolhimento desta parcela da Igreja Católica, de cidadãos cônscios de seus direitos e deveres, sabedores de seu múnus batismal, é a primeira atitude, a primeira mensagem que é registrada na mente e no coração das pessoas com deficiência.

Já marcados pela dor do preconceito e do sofrimento que a sociedade lhes impõe, é certamente na Comunidade de cristãos que as pessoas com deficiência buscam o alimento e a água viva, Jesus Cristo (Jo 7, 38).

Solicitamos-lhes, pois dos senhores bispos uma abertura ainda maior e mais consistente da presença eficaz das atividades de evangelização, e catequese e de convivência daquelas pessoas, diletas do Senhor, na elaboração do Plano de Pastoral de Conjunto, nos Diretórios das respectivas Igrejas Particulares.

Certos de que a Graça e a força divina de Jesus, Filho de Maria, Mãe da Ternura impulsionam e nos apontam para a plenitude, “já ainda não”, do Projeto do Pai, juntos aos seus filhos, rogamos copiosas bênçãos e agradecimentos.

São Paulo, 27 de março de 2011.

Dom Eugênio Rixen
Presidente da Comissão Bíblico-Catequética


Irmã Maria Zélia Batista
Assessora da Comissão Executiva de Catequese junto à pessoa com Deficiência

Nenhum comentário:

Postar um comentário