quarta-feira, 30 de novembro de 2011

ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE CATEQUISTAS REGIONAL NORDESTE 2




Maceió-AL, 25 novembro de 2011.

Caríssimos coordenadores (as).

Segue informações sobre o encontro de FORMAÇÃO DE CATEQUESE PARA INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ do Regional Nordeste 2.

1-         Dia: Iniciando no dia 12 Jan 2012 com o jantar e terminando no dia 15 de jan com o almoço.

2-         Taxa de Inscrição: Será cobrado o valor de R$ 150,00 para as despesas de hospedagem e refeições (café, almoço, janta e lanche). Todos devem trazer roupa de cama e banho.

3-         Local do evento: O encontro acontecerá no Colégio Santa Rita, que fica na rua Vigário Odilon, 152 – Centro Areia – Paraíba.


4-         Inscrição: Solicitamos que envie a ficha de inscrição escaneada até o dia 15 de dezembro para o email catequeseregionalnordeste2@gmail.com com cópia para joseiltonluz@hotmail.com

5-         Público alvo: Esse encontro é para catequistas. Para os coordenadores diocesanos de catequese está programado o encontro em Campina Grande nos dias 12,13,14 e 15 de julho de 2012.

6-         Quantos por diocese: Devido à estrutura do local ficam disponíveis 03 (três) vagas por diocese/arquidiocese.

7-         Comunicar horário de chegada para que possam ser acolhidos.

Necessidade de outras informações entre em contato conosco pelo e.mail catequeseregionalnordeste2@gmail.com; elisonsilva@yahoo.com.br; joseiltonluz@hotmail.com e pelos telefones: Pe Elison (82) 9113-9874 / 9689-7655 e Joseilton Luz 9976-7135.


Atenciosamente,


Joseilton Luz de Oliveira
Comunicação da Comissão Regional Pastoral
para a Animação Bíblico-Catequética


Pe Elison Silva dos Santos
Coordenador da Comissão Regional Pastoral
Para a Animação Bíblico-Catequética


quarta-feira, 21 de setembro de 2011

SUBSÍDIOS PARA O MÊS MISSIONÁRIO

Pontifícias Obras Missionárias
“Missão na Ecologia”. É com este tema que as Pontifícias Obras Missionárias (POM) realizam a Campanha Missionária 2011. A temática, como todos os anos, está diretamente ligada ao tema da Campanha da Fraternidade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que este ano é “Fraternidade e a Vida no Planeta”.
 Assim como a CF-2011, a Campanha Missionária é um sinal da preocupação com a preservação do meio ambiente e conscientização ecológica. A CM, no entanto, alarga os horizontes para todo o mundo, por ser este o objetivo principal das Pontifícias Obras Missionárias.
Como extensão da Campanha da Fraternidade, cabe à Campanha Missionária dar uma ênfase maior à dimensão missionária; logo, todo o seu material se volta para a universalidade da missão.

Materiais

A Novena Missionária traz este ano 64 páginas com orações, cantos, partilhas, canções. O subsídio contém ainda informações importantes sobre preservação do meio ambiente, além de indicar sites e vídeos para a melhor vivência do novenário missionário. O material pode ser utilizado pelos grupos de reflexão, nas comunidades, escolas, ou simplesmente nas casas de família. Clique aqui para download

O DVD é outro apoio que dinamiza as discussões e reflexões durante a Campanha Missionária. Para cada dia da novena é oferecido um documentário, que apresenta uma realidade da missão ligada à ecologia. Podem ser utilizados nos momentos das homilias dominicais e também nas reuniões das pastorais, conselhos paroquias e comunitários e nos vários grupos. Clique aqui e assista aos vídeos .

O cartaz, por sua vez, representa a retirada de tudo àquilo que não corresponde à preservação do meio ambiente. Os personagens do cartaz são missionários que têm consciência da sua responsabilidade para fazer do planeta a verdadeira morada para todos os seus habitantes. Deve ser fixado nos murais e ou lugares que facilitem a visualização. Clique aqui para download em alta resolução

Já o Envelope, tem por objetivo arrecadar nos dias 22 e 23 de outubro as coletas em favor das missões universais nas comunidades, paróquias e instituições católicas. Devem ser distribuídos entre os dias que antecedem o Dia Mundial das Missões (penúltimo domingo do mês de outubro) ou quando os grupos se reunirem ou ainda nas celebrações domésticas.
Por último, os Folhetos Dominicais, servem como suporte para a oração dos fieis nas missas, culto dominical, reuniões das pastorais, de grupos e movimentos. Clique aqui para download

Leia a Mensagem do papa Bento XVI para o Dia Mundial das Missões 2011. Clique aqui

FONTE: POM – Pontifícias Obras Missionárias: http://www.pom.org.br/

FORMAÇÃO DE CATEQUISTAS VIA WEB


Estamos sempre falando no quanto as formações de catequistas são necessárias... E no quanto este nobres discípulos missionários já ocupam seu tempo com as diversas atividades da catequese. Pensando nisso e atendendo uma solicitação do catequista Adilson do Grupo Catequistas Virtuais, que pediu para estudarmos no grupo o Catequesi Tradendae, surgiu a idéia de estudarmos os documentos referenciais da nossa Igreja e seu impacto na Catequese. E que esse estudo pudesse ser feito no tempo disponível de cada um. A solução? Um estudo via internet. Utilizando o e-mail e o espaço que a internet nos proporciona.

Dessa idéia surgiu a parceria entre o blog Catequese na net  e o Catequese e Bíblia . A nós, do Catequese e Bíblia caberá a formatação dos conteúdos e a Instrutoria, ao Catequese na Net a organização das inscrições, a formatação do Grupo na internet e todo o serviço de secretaria da formação.

Como participar da formação pela Internet?

 Primeiramente você deve efetuar sua inscrição através o e-mail:

INFORMANDO:
NOME
E-MAIL
PAROQUIA/CIDADE/ESTADO
FORMAÇÃO (nível médio/superior/especialização)
CATEQUISTA DE QUE ETAPA
AREA PROFISSIONAL EM QUE ATUA
MÓDULO (que quer fazer)

Este e-mail deverá conter todos os dados completos. Assim que for verificado que todos os dados solicitados foram enviados, você receberá um e-mail confirmando a sua inscrição e com informações sobre o 1° módulo.

Módulo I – A catequese e o Concílio vaticano II
Início: 01 de outubro de 2011.
Módulo II – Catequese e a Conferência de Medellín
Início: 15 de outubro de 2011.

Os demais módulos vão estar disponíveis assim que forem formatados.

Como se realizará o curso?

A formação se divide em módulos. Ao final de cada módulo, você encontrará perguntas que devem ser respondidas em arquivos do word e enviadas para o e-mail informado, a fim de serem devidamente corrigidas e devolvidas a você com uma nota referente a cada módulo estudado.
Antes de enviar suas respostas com as respectivas perguntas de cada módulo, seria interessante que sua dúvidas e reflexões fossem partilhadas com o grupo, que será formado assim que tivermos o e-mail de todos os participantes. A idéia é que haja interação e partilha de informações com todos. Para um melhor acompanhamento do estudo, pedimos-lhe que cada remessa com as respostas do módulo, seja feita em até trinta dias.
Ao final do curso, será conferido um CERTIFICADO para cada módulo realizado. Destacamos, ainda, que esse curso é de formação pastoral e pessoal. Não devem, portanto, ser utilizados para complementação curricular de formação acadêmica em instituições públicas ou particulares de ensino superior.

Demais informações e dúvidas serão sanadas ao longo da formação ou pelos e-mails:


Bons estudos!
Fonte: Catequese e Bíblia

Igreja no Brasil celebra o Mês da Bíblia 2011 com o estudo do Livro do Êxodo

“Desconhecer as Escrituras é desconhecer o Cristo”, com essa frase, de São Jerônimo, que a Igreja celebra, nesse mês de setembro, o Mês da Bíblia. Neste ano, o estudo proposto pela Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), será o Livro do Êxodo, capítulos 15,22 a 18,27, que é conhecido como o “Livro da Travessia”. 
O Mês da Bíblia tem como tema “Travessia, passo a passo, o caminho se faz”, e o lema “Aproximai-vos do Senhor”.

O presidente da Comissão para a Animação Bíblico-catequética e arcebispo de Pelotas (RS), dom Jacinto Bergmann, escreveu uma mensagem para toda a comunidade cristã que celebra o Mês da Bíblia.
Dom Jacinto pede que todos procurem viver intensamente o esse mês, em todas as comunidades cristãs espalhadas pelo território nacional. “Que bom que temos um Subsídio elaborado pela Comissão para a Animação Bíblico-catequética, que, usado em nossos Grupos Bíblicos, nos ajudará a conhecer e interpretar, a comungar e orar, a evangelizar e proclamar a Palavra de Deus e assim caminharmos sempre mais para uma verdadeira animação bíblica da pastoral, formando entusiastas discípulos missionários de Jesus Cristo”, destacou.

O Subsídio

O Subsídio apresenta vários textos para estudo, reflexão, oração e prática para o Mês da Bíblia de 2011. Não pretende dizer tudo, mas apontar pistas para o trabalho individual e comunitário. Foi pensado como material de apoio, isto é, traz elementos informativos a serem desenvolvidos posteriormente e indica também roteiros práticos, que podem orientar grupos de reflexão e leitura orante sobre o assunto.
Leia abaixo a íntegra da mensagem de dom Jacinto Bergmann, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética da CNBB.

Mês da Bíblia

Mês de Setembro para a nossa Igreja no Brasil já é, por uma bonita tradição, sinônimo de MÊS DA BÍBLIA. O grande São Jerônimo, presbítero e doutor, cuja memória celebramos no final do mês de setembro, dia 30, nos motivou desde o início e motiva ainda hoje para a dedicação do mês de setembro inteiro para ser o da Bíblia. Sabemos da importância do trabalho bíblico de São Jerônimo realizando a tradução da Vulgata; e sua frase é emblemática: “Desconhecer as Escrituras é desconhecer o Cristo”.

Também já é uma bonita tradição, a CNBB, através da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética, oferecer um tema para o Mês da Bíblia para o estudo, a reflexão, a oração e a vivência da Palavra de Deus. O tema pode girar ou em torno de trechos bíblicos, ou de um Livro bíblico, ou até de um conjunto de Livros bíblicos. A escolha do tema para o Mês da Bíblia deste ano de 2011, concentrou-se no trecho do Livro do Êxodo, capítulos 15,22 a 18,27, que é conhecido como o “Livro da Travessia”. É necessário olharmos as etapas da travessia desértica do Povo de Deus, saindo do Egito e buscando a Terra Prometida: as dificuldades enfrentadas pelo Povo de Deus, tanto os problemas da natureza, quanto os desafios oriundos pela convivência humana, criaram a necesidade de enraizar e vivenciar a fé, a esperança e o amor em Deus. Queremos aprender com o Povo de Deus a realizarmos a nossa travessia de discipulado e missão. Eis, pois, o tema tão propício para o Mês da Bíblia de 2011: “Travessia, passo a passo, o caminho se faz”. Mas, o fundamental em tudo isso, é estar próximo ao Senhor Deus. Assim, do capítulo 16, versículo 9, é tirado também o lema: “Aproximai-vos do Senhor”.

Vamos viver intensamente o Mês da Bíblia em todas as nossas comunidades cristãs espalhadas pelo território nacional. Que bom que temos um Subsídio elaborado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética, que, usado em nossos Grupos Bíblicos, nos ajudará a conhecer e interpretar, a comungar e orar, a evangelizar e proclamar a Palavra de Deus e assim caminharmos sempre mais para uma verdadeira ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL, formando entusiastas discípulos missionários de Jesus Cristo.
Dom Jacinto Bergmann,
Arcebispo de Pelotas e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética

                       Fonte: cacmaceio.blogspot.com

terça-feira, 6 de setembro de 2011

III SEMINÁRIO DIOCESANO DE CATEQUESE

ENTUSIASMO!..

Essa palavra expressa bem o que permeou os sentimentos dos participantes do III SEMINÁRIO DIOCESANO DE CATEQUESE. Reunidos para aprofundar temas referentes ao CATECUMENATO, tivemos a graça de contar com a assessoria de pessoas que marcaram sua passagem no encontro.
Na sexta-feira, à noite, o Pe Francisco (Diocese de Campina Grande) nos ajudou a compreender um pouco da realidade em nos encontramos no que diz respeito a INICIAÇAO À VIDA CRISTÃ e, dos anseios para a implantação do Catecumenato, enquanto abordava sobre os benefícios que o mesmo traz para a nossa vida.


No Sábado, sob a orientação da Ir Juliana (Diocese de Mossoró), fomos remetidos a olhar para itens relevantes nesse processo: FÉ, PALAVRA DE DEUS E CELEBRAR.





Culminando com a rica contribuição da Catequista Miraci ( Diocese de Mossoró), que trouxe para nós o relato da experiência já vivenciada, com êxito, em sua paróquia. À noite, vivemos um momento muito rico de espiritualidade, mediado pela Ir. Juliana.





No Domingo, começamos com a Santa Missa, presidida pelo nosso coodenador - Pe Aldevan. Logo depois, em plenário, as assessoras apresentaram sugestões para motivar o começo dos trabalhos de implantação do Catecumenato nas paróquias.



Ao final, como estamos vivendo o processo de renovação das Coordenaçãoes diocesanas, foi apresentada a nova coordenação de Catequese, que será reconhecida e confirmada no dia 13 de Setembro em Assembléia, no Ipuarana, pelo Bispo diocesano e a Coordenação de Pastoral.

Assim desejou o Senhor!!!