domingo, 25 de julho de 2010

"CONHECER a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; TÊ-LO encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas, e FAZÊ-LO conhecido com nossa palavra e obras é nossa alegria."
(DA 29)

O que é iniciação

Até pouco tempo, eu e acredito que todos os catequistas daqui , também os pais, tínhamos uma visão errada de "iniciação". Nós os catequistas que preparávamos os catequizandos para a Eucaristia, nos denominávamos catequistas de iniciação. Os pais quando procurava para inscrição, dizia: "Quero colocar meu filho na catequese de iniciação". Então, ao nosso ver, iniciação era para os pequenos e para a Eucaristia. Fomos acostumados assim. Hoje ,ainda nos corrigimos e aos poucos estamos passando isso aos pais. Temos consciência e percebemos que iniciação é muito mais, e isso só faz aumentar nossa responsabilidade como catequista. (Imaculada)

...As vezes ouvimos nos noticiários da TV: "Aquele jovem foi iniciado no mundo do crime e das drogas muito cedo..."
Veio então a pergunta: O que é iniciação?
A palavra iniciação é parecida com introdução. Num livro, a introdução tem a finalidade de colocar o leitor "por dentro" do assunto a ser tratado, seu objetivo, temas, etc. Assim, "iniciação" tem o sentido de ir até dentro, começar algo, começar a agir a partir de dentro, apaixonadamente, decididamente... É como a raiz da árvore; vem lá do fundo... A iniciação cristã não é simplesmente uma preparação para receber este ou aquele sacramento.
Devemos ter cuidado para não reduzir iniciação cristã à preparação para o Batismo, Eucaristia ou Crisma. É muito mais do que isso! Trata-se do amadurecimento e da educação da pessoa para a vida cristã, nas sua três dimensões mais importantes: fé, liturgia e compromisso com o mundo.
É tempo de aprofundar as raizes, como a árvore, para crescer e dar frutos de acordo com a proposta de Jesus. Daí a importância da criança permanecer na catequese de perseverança/crisma/grupo de jovens... E isso depende muitas vezes do apoio dos pais.
Fonte: Ecoando 52

Um comentário:

  1. Olá...hoje buscando no google o parágrafo 29 do DA, cheguei até seu blog e fiquei feliz de ver um texto meu... Vou voltar outras vezes... Um grande abraço... Imaculada Cintra

    ResponderExcluir