segunda-feira, 26 de julho de 2010



Diretório nacional de catequese - Doc. CNBB 84

O objetivo geral do Diretório Nacional de Catequese é apresentar a natureza e a finalidade da catequese, traçar os critérios de ação catequética, orientar, coordenar e estimular a atividade catequética nas diversas regiões. Pretende, para tanto, estabelecer princípios bíblico-teológicos para promover e impulsionar a renovação da mentalidade catequética; orientar o planejamento e a realização da atividade catequética; coordenar as diversas iniciativas catequéticas; estimular e articular a ação catequética com as outras dimensões da pastoral.

Os Diretórios Geral e Nacional contêm alguns destaques a serem considerados no que respeita às fontes da catequese, à formação de catequistas, à revalorização do catecumenato, segundo as características da pedagogia de Deus: a centralidade de Jesus caminho, verdade e vida, a ação do Espírito Santo, a catequese para pessoas com deficiência, o princípio metodológico da interação entre fé e vida e, finalmente, a consideração de Maria, mãe e educadora de Jesus e da Igreja.

Dividem-se em duas partes. Na primeira, destacam-se os fundamentos teológicos e pastorais da catequese, levando-se em conta, no Nacional, a prática da Igreja no Brasil, bem como as bases bíblicas e litúrgicas da catequese e os "catecismos" adotados na Igreja.

Na segunda parte, de caráter mais prático, faz-se uma análise da pedagogia catequética, precisando quais são os seus destinatários, considerados interlocutores no processo, quais os seus agentes e, por fim, onde e como se organiza de maneira concreta em nosso país. Importante é assinalar a continuidade existente entre o atual Diretório Nacional e o anterior documento sobre a Catequese Renovada, dadas as condições em que se desenvolve a ação da Igreja no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário